Época Medieval

Candosa, cujo topónimo é um derivado do português arcaico “Candanoso”, que significa “Pedregoso”, foi outrora um pequeno concelho medieval.
A 12 de Setembro de 1514, D. Manuel concedeu-lhe foral, passando a ser vila e sede de concelho entre 1514 e 1842. Candosa era constituída apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 535 habitantes. Durante o período de 1842 a 1855 passou a ser uma freguesia do concelho de Midões, transitando após essa data para o concelho de Tábua. Esta freguesia tornou-se célebre devido ao alegado crime, cometido por João Brandão, de que resultou a morte do Ferreiro de Candosa.

Migrações

A história de Candosa acompanhou os grandes movimentos de emigração do país, ao longo do século XX. Na década de 50, assistimos a uma saída dos Candosenses para o Brasil. Alguns deles ficaram por lá e não mais regressaram. Outros, depois de cumprirem o objectivo, regressaram à sua terra. Mas, há ainda alguns Candosenses que, apesar de terem constituído família por lá, nunca deixaram de manter contacto com a aldeia que um dia os viu nascer.
As décadas de 60 e 70 são anos marcados pela saída de muitos Candosenses para a Europa.
A Alemanha, mas sobretudo a França, eram o destino desta gente que partia em busca de trabalho, para poder dar uma vida melhor aos seus filhos.
Nos anos 70 e 80 assistimos ao regresso de alguns destes emigrantes. Outros, porém, optaram por ficar.

Alguns dos emigrantes que partiram para a França e para a Alemanha ainda hoje se encontram por lá. A família cresceu… e, hoje, temos os seus filhos e os seus netos a fazerem daqueles países os seus locais de origem. Mas, Candosa permanece sempre como o local do tão desejado regresso.

• De 1258 a 1514
  • De 1514 a 1855
  • De 1855 até à data
  • As inquirições de 1258 referem-se a Candosa como Terra de Seia. Sabe-se que, posteriormente, passou a pertencer ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, por doação régia, e, mais tarde, transitou como couto para a Sé de Coimbra.

• A 12 de Setembro de 1514, D. Manuel concedeu-lhe foral, passando a ser vila e sede de concelho entre 1514 e 1842. Candosa era constituída apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 535 habitantes. Durante o período de 1842 a 1855 passou a ser uma freguesia do concelho de Midões.

• Após 1855 deu-se a transição para o Concelho de Tábua, sendo atualmente uma das 11 Freguesias do Concelho.